segunda-feira, 4 de abril de 2011

Portal Software Público disponibioliza Sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA

O portal do Software Público Brasileiro (SPB), coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), passou a hospedar duas novas aplicações para a área de educação: o SAGU (Gestão Acadêmica) e o GNUTECA (Gestão de Bibliotecas). Os sistemas foram desenvolvidos pela Solis (Cooperativa de Soluções Livres), com apoio do Centro Universitário Univates de Lageado, Rio Grande do Sul.

No último dia 28/03, ocorreu a solenidade de lançamento das soluções, já licenciados como softwares livres, na sede da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), em Porto Alegre.

A Gnuteca pode gerenciar entidades de pequeno, médio e grande porte. Seguindo padrões internacionais, como MARC21 e Z39.50, proporcionando uma enorme flexibilidade. Prova disso é a aplicação prática em bibliotecas de 100 a 250.000 exemplares. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos e validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.

Desenvolvida internamente inicialmente, a instituição licenciou as soluções como Software Livre. Com intuito de fomentar o desenvolvimento regional, incentivou a criação da Cooperativa Solis, que hoje cumpre seu papel no mercado.

“Além de baixar e utilizar as ferramentas gratuitamente, o interessado ou entidade tem a liberdade de alterar o código das aplicações adequando-as a sua realidade e disponibilizar a nova versão para outras pessoas da comunidade”, diz o diretor do Departamento de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI), João Batista Ferri de Oliveira.

O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress). Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo.

O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.


Para quem esta cadastrado no Portal basta acessar a comunidade diretamente pelo endereço


0 comentários :

Plugin de Artigos Relacionados para WordPress, Blogger...