sexta-feira, 23 de julho de 2010
Candidatos negligenciam interatividade ao faltar a debate, dizem especialistas
Puplicado:
20:43
Por:
Rodinei Costa
Por Isis Nóbile Diniz, da Redação Yahoo! Brasil
A recusa de candidatos em participar de debates durante a campanha, ao mesmo tempo em que se discute o impacto positivo das mídias digitais no exercício da cidadania, frustra eleitores e traz preocupação para cientistas políticos e especialistas em redes sociais.
“Mais do que uma negligência, é uma ofensa ao princípio democrático no qual eles pretendem se legitimar”, escreveu Renata, leitora do portal Yahoo! Brasil, ao comentar a recusa dos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) em participar do primeiro Debate On-line realizado pelos portais iG, MSN, Terra e Yahoo!.
O debate seria o primeiro passo para os internautas conhecerem com mais intimidade os candidatos das eleições deste ano. “A importância do debate é, exatamente, a reunião de vários portais o que socializa e racionaliza a questão”, acredita Vera Chaia, professora do Departamento de política da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Segundo ela, a reunião de portais ampliaria a discussão e daria maior visibilidade aos programas de governo. “Não é um único portal ou emissora transmitindo apenas para seus usuários, mas são vários. Os quais os internautas poderiam acompanhar no portal de acordo com a sua preferência”, explica a professora.
Para Tiago Cordeiro, consultor de redes sociais, se os candidatos conseguissem engajar o público da internet – a maioria formado por jovens – , poderiam formar eleitores interessados em política e que não votariam apenas por obrigação. “Dilma e Serra perderam a chance de fazer algo que ajudaria o país, inclusive, nas próximas eleições. Eles não agiram como estadistas, o que seria ideal para a nação, pensaram apenas como candidatos”, afirma Cordeiro.
Cláudio, leitor do portal Yahoo! Brasil, desabafou nos comentários do site especial Eleições 2010: “Como é que querem ser presidentes, líderes de uma nação continental, se nem ao menos cumprem uma agenda previamente combinada?”. José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) haviam confirmado presença, mas o político recuou.
Política 2.0
Apesar de os especialistas acreditarem que a internet ainda não é decisiva na campanha eleitoral, todos concordam que ela amplia a participação política da população. “A internet tem maior peso a cada dia; é uma tendência inevitável. As crianças de dez anos que não leem jornal em papel nem veem telejornal hoje, focam na internet. Se você menospreza o meio, isso se reflete, consequentemente, nos eleitores a longo prazo”, diz Alexandre Inagaki, consultor de mídias digitais e colunista do Yahoo!.
Em comparação com a campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que usou intensamente a web, Inagaki afirma que os presidenciáveis brasileiros ainda não têm dimensão do ciberespaço para engajar os eleitores em sua causa. “Os políticos brasileiros não entenderam a interatividade da rede mundial”, afirma.
Cordeiro busca explicações no Twitter dos candidatos. “É decepcionante o Serra não ir ao debate, pois ele é o que melhor usa o Twitter nas eleições aparentando ser transparente. Agora, nos faz pensar que, na realidade, ele vê o Twitter apenas como um diário e não como uma ferramenta para se mostrar ao eleitor”. Com relação à Dilma, “não surpreende ela evitar o debate; o Twitter dela é institucional, não conseguimos perceber a personalidade dela”.
Debate
Os portais iG, MSN, Terra e Yahoo! decidiram, na noite de quinta-feira, cancelar a realização do 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010, que seria realizado na próxima segunda-feira, dia 26 de julho, às 15 horas. A decisão foi tomada após Serra declinar da participação previamente confirmada.
Dilma recusou oficialmente o convite na terça-feira. No início da noite de quinta, depois de ter confirmado presença formalmente, a coordenação de comunicação da campanha tucana informou à organização do evento que Serra não participaria. Assim como a petista, o tucano também alegou problema de agenda. A candidata Marina Silva havia confirmado sua presença. Juntos, os quatro portais receberam 9.495 questões destinadas aos presidenciáveis – sem somar o que foi enviado via Twitter.
A recusa de candidatos em participar de debates durante a campanha, ao mesmo tempo em que se discute o impacto positivo das mídias digitais no exercício da cidadania, frustra eleitores e traz preocupação para cientistas políticos e especialistas em redes sociais.
“Mais do que uma negligência, é uma ofensa ao princípio democrático no qual eles pretendem se legitimar”, escreveu Renata, leitora do portal Yahoo! Brasil, ao comentar a recusa dos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) em participar do primeiro Debate On-line realizado pelos portais iG, MSN, Terra e Yahoo!.
O debate seria o primeiro passo para os internautas conhecerem com mais intimidade os candidatos das eleições deste ano. “A importância do debate é, exatamente, a reunião de vários portais o que socializa e racionaliza a questão”, acredita Vera Chaia, professora do Departamento de política da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Segundo ela, a reunião de portais ampliaria a discussão e daria maior visibilidade aos programas de governo. “Não é um único portal ou emissora transmitindo apenas para seus usuários, mas são vários. Os quais os internautas poderiam acompanhar no portal de acordo com a sua preferência”, explica a professora.
Para Tiago Cordeiro, consultor de redes sociais, se os candidatos conseguissem engajar o público da internet – a maioria formado por jovens – , poderiam formar eleitores interessados em política e que não votariam apenas por obrigação. “Dilma e Serra perderam a chance de fazer algo que ajudaria o país, inclusive, nas próximas eleições. Eles não agiram como estadistas, o que seria ideal para a nação, pensaram apenas como candidatos”, afirma Cordeiro.
Cláudio, leitor do portal Yahoo! Brasil, desabafou nos comentários do site especial Eleições 2010: “Como é que querem ser presidentes, líderes de uma nação continental, se nem ao menos cumprem uma agenda previamente combinada?”. José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) haviam confirmado presença, mas o político recuou.
Política 2.0
Apesar de os especialistas acreditarem que a internet ainda não é decisiva na campanha eleitoral, todos concordam que ela amplia a participação política da população. “A internet tem maior peso a cada dia; é uma tendência inevitável. As crianças de dez anos que não leem jornal em papel nem veem telejornal hoje, focam na internet. Se você menospreza o meio, isso se reflete, consequentemente, nos eleitores a longo prazo”, diz Alexandre Inagaki, consultor de mídias digitais e colunista do Yahoo!.
Em comparação com a campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que usou intensamente a web, Inagaki afirma que os presidenciáveis brasileiros ainda não têm dimensão do ciberespaço para engajar os eleitores em sua causa. “Os políticos brasileiros não entenderam a interatividade da rede mundial”, afirma.
Cordeiro busca explicações no Twitter dos candidatos. “É decepcionante o Serra não ir ao debate, pois ele é o que melhor usa o Twitter nas eleições aparentando ser transparente. Agora, nos faz pensar que, na realidade, ele vê o Twitter apenas como um diário e não como uma ferramenta para se mostrar ao eleitor”. Com relação à Dilma, “não surpreende ela evitar o debate; o Twitter dela é institucional, não conseguimos perceber a personalidade dela”.
Debate
Os portais iG, MSN, Terra e Yahoo! decidiram, na noite de quinta-feira, cancelar a realização do 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010, que seria realizado na próxima segunda-feira, dia 26 de julho, às 15 horas. A decisão foi tomada após Serra declinar da participação previamente confirmada.
Dilma recusou oficialmente o convite na terça-feira. No início da noite de quinta, depois de ter confirmado presença formalmente, a coordenação de comunicação da campanha tucana informou à organização do evento que Serra não participaria. Assim como a petista, o tucano também alegou problema de agenda. A candidata Marina Silva havia confirmado sua presença. Juntos, os quatro portais receberam 9.495 questões destinadas aos presidenciáveis – sem somar o que foi enviado via Twitter.
Fonte: Redação Yahoo! Brasil e Debate On-Line 2010
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