quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial 2009, em Bélem do Pará

O Fórum Social Mundial - FSM 2009, que teve sua abertura no dia 27 de janeiro, passa hoje (29) pelo segundo dia de conferências, com a presença confirmada do Presidente Lula e mais quatro presidentes latinos.

Depois de reunir mais de 80 mil pessoas de todo o mundo em Nairobi, no Quênia (África), em 2007 e percorrer todo planeta com mais de 800 ações descentralizadas em dezenas de países, durante as Jornadas de Ação Global, em janeiro de 2008, o FSM volta como um evento centralizado.

O FSM 2009 acontece na Amazônia, na cidade de Belém, no Estado do Pará (Brasil), no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2008.

Durante seis dias milhares de pessoas voltam a se reunir, desta vez, na Amazônia, para o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo!

Na abertura da nona edição do FSM, milhares de pessoas marcharam pelas ruas de Belém, mesmo soba a chuva, contra a liberação de verbas públicas para os bancos, a concentração de renda, os ataques feitos por Israel na Faixa de Gaza, o desmatamento, a corrupção e o preconceito.

Ao contrário de todas as outras edições do FSM, nesta existe uma concordância em que é difícil odiar Obama. A primeira ediçao do FSM, em janeiro de 2001 em Porto Alegre, praticamente coincidiu com o início do mandato de George W. Bush, que desde então foi alvo constante para manifestações antiamericanas nos FSMs.

Mas, desta vez, na semana seguinte à posse de Barack Obama, o nível de antiamericanismo entre os participantes é notavelmente menor.

Na Universidade do Pará, uma das sedes do Fórum, o dia de debates começou com uma celebração ecumênica com representantes de todos os países da América do Sul. O culto foi realizado em memória a missionária norte-americana Dorothy Stang, assassinada em fevereiro de 2005, consequência dos conflitos de terra no município de Anapu, no Pará.

Cerca de 200 paricipantes deste ato trocaram abraços ao som de músicas latino-ameriacanas. À tarde está previsto a exibição de um documentário sobre a vida e morte da Irmã Dorothy.

A programação desta quarta-feira será dedicada a discussão dos temas pan-amazônicos, com os direitos dos povos da floresta e da sustentabilidade ambiental na região e debates sobre as mudanças climáticas.

O tema da Reforma Urbana está inserido no processo da construção do FSM através do eixo DIREITO À CIDADE, consolidando a grande importância da temática em nível mundial. Para a edição deste ano, o Fórum Nacional de Reforma Urbana - FNRU consolidou junto às redes internacionais a realização de uma atividade unificada e convidou o importante geógrafo David Harvey para a conferência inaugural do Seminário Lutas pela reforma urbana: o direito à cidade como alternativa ao neoliberalismo. O seminário será dia 29/01 de 9h às 18h na Tenda da Reforma Urbana O brilhante estudioso irá palestrar sobre o modelo Neoliberal e o direito à cidade.

Para acompanhar a programação do FSM2009 acesse: http://www.fsm2009amazonia.org.br/programacao/geral-fsm-2009


0 comentários :

Plugin de Artigos Relacionados para WordPress, Blogger...