quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Porque o Brasil tem tido péssimos resultados nas avaliações internacionais em matemática: relato de uma professora do ensino primário

O Prof. Rogério Rocha me enviou este relato de uma professora primária de matemática e atentei para o fato de que o sistema educacional do país vem mesmo nesta linha. E não só nos balcões do comércio que constatamos essa decadência do sistema. Em diversas outras áreas percebemos que as pessoas, simplesmente, aprendem a deixar de raciocinar. E tudo isso não é culpa da teconologia, pois, se quem utilizasse o ábaco há, mais de 5.000 anos atrás não quisesse raciocinar para resolver os problemas aritméticos, utilizariam somente aquela máquina para resolvê-los. E então não alcançaríamos a evolução da matemática nos tempos modernos.

S
egue abaixo o relato:

Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?

( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

1 comentários :

Anônimo disse...

Brilhante, pior que é verdade.
As escolas primárias estão exigindo muito menos dos alunos e quando eles ficam mais velhos vem a grande dificuldade.
Eu quem o diga...heuheuhu

Obrigado e parabéns pelo blog.

Ass: Mutante

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