quinta-feira, 12 de agosto de 2010
JN: Estrevistas tendeciosas
Puplicado:
00:06
Por:
Rodinei Costa
As entrevistas
Assisti estarrecido às três entrevistas no Jornal Nacional com os candidatos presidenciáveis. Já na segunda-feira (09) percebi a audácia da dupla Bonner e Bernardes nas incansáveis interrupções desnecessárias às respostas da candidata do PT, Dilma Roussef. E não foi diferente no dia seguinte com a candidata do PV, Marina Silva, que a todo momento a dupla não deixou de ser rigidamente tendenciosa, chegando a um claro momento de irritação de Marina quando pede ao Bonner que a permita terminar sua resposta, a qual insistentemente ele dizia que a interrupção tinha a ver com a pergunta anterior, no que prontamente Marina respondeu dizendo que por isso queria terminar o raciocínio.
Foto: Divulgação |
Diferente da entrevista de ontem (11), com o candidato do PSDB, José Serra, onde o "amor estava no ar". As poucas interrupções foram gentilmente diplomáticas e Serra se sentiu completamente à vontade para responder a todas ass perguntas da dupla, então, amorosa. Parecia até que haviam combinado anteriormente as perguntas e respostas. Mas, Serra acabou se enrolando no tempo de todas elas, talvez por estar muito à vontade. Será que o Serra imaginou que teria mais tempo que a Dilma e que a Marina? A única crítica aparentemente dura a ele foi a aliança com o PTB. E a pergunta sobre a escolha de seu vice (até mais branda), comentando apenas pela possível inexperiência do deputado, parecia mais uma das combinadas para o candidato fechar com chave de ouro. Mas, não deu. Ficou tão empolgado que nem terminou suas considerações finais e ficou com "cara de tacho”, olhando para a câmera e nem "pôde mais".
Fica mais do que claro para os telespectadores da Globo, que a emissora centralizadora de todas as opiniões de seus contratados, tentou mais uma vez tendenciar a opinião pública nesta eleição. Mas, o povo brasileiro que já não aguenta mais os desmandos dos neoliberais, sabe perfeitamente em quem votar para presidente em 2010. Este mesmo povo não permitirá que voltemos às barbáries de um passado recente, onde só se governava para os detentores de imensas contas bancárias e diversas propriedades.
O debate
Foto: Divulgação |
Porém, o debate na Rede Bandeirantes realizado na quinta-feira (05), foi infinitamente melhor que estas entrevistas da Rede Globo. E neste primeiro debate, Dilma saiu na frente se sentindo mais segura, competente, séria e profunda conhecedora dos problemas brasileiros. O que ninguém esperava era que o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, fosse colocar a Marina em maus lençóis. Sinceramente, não entendi a postura do Plínio, poderia ter utilizado melhor o espaço naquele debate. Serra, por sua vez, ficou irritado e inseguro que nem ouviu a primeira pergunta de Marina. Bem que a Globo poderia aprender com a Band e realizar entrevistas e debates isentos, com responsabilidade para que eleitoras e eleitores de todo país possam escolher com tranquilidade em quem votar.
Minha candidata
Quando me perguntam (e sempre fazem isso) quem são meus candidatos para este ano, respondo prontamente "minha candidata é a Dilma!". E digo isso, sem pestanejar, sem exitar. Para o Brasil seguir mudando, precisamos de uma pessoa que conheça bem os problemas do país, que tenha responsabilidade. e sobretudo, respeito com os mais necessitados e com os movimentos sociais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, com a geração de trabalho e renda, com a redistribuição da renda e com tantas demandas dessa sociedade calejada pelas mazelas seculares a ela imposta.
E você, em quem votará para Presidente em 2010?
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário