segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Marina Silva 'abala' cenário eleitoral, diz NYT
Desde abril que não posto nenhuma notícia neste blog, algumas vezes por falta de tempo, outras por conta de uma conexão ruim à internet em minha casa (mas, sobre isso talvez falarei depois).
Porém, as duas últimas postagens foram sobre a ex-Ministra e senadora eleita pelo PT do Acre, Marina Silva. Personalidade política pela qual tenho um apreço muito grande, por sua trajetória de vida e nos movimentos sociais.
Depois de tantos acontecimentos, o bate-boca entre os Ministros do STF Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, Operação Satiagraha, com o Delegado Protógenes Queiroz e a prisão do banqueiro Daniel Dantas, Prisão do Delegado de Polícia Civil Álvaro Lins, Crise Econômica Mundial, Gripe A (H1N1), Morte de Maichael Jackson, Crise no Senado Federal...
Confesso que pensei em escrever a respeito de todos esses acontecimentos e mais alguns outros. Porém, não consegui e peço desculpas aos leitores deste blog por ficar sem escrever por quase cinco meses.
Mas, logo após o New York Times apontar a candidatura de Marina como de oposição ao nome escolhido por Lula para a sucessão, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, não me vi em outra circunstância, senão a de escrever sobre isso.
Claro, que eu adoraria que a Marina fosse candidata natural do Presidente Lula. E obviamente, pelo PT. Mas, infelizmente, o PT não deu tantas opções à companheira para que se projetasse a tal disputa pela legenda petista. A saída da Marina do Ministério do Meio Ambiente, sem qualquer incentivo para que ela permanecesse somado à falta de apoio do Planalto quando ainda era Ministra, que lutava contra os ruralistas e fazia, como faz até hoje, a defesa da Amazônia com unhas e dentes, como se fosse seu próprio quintal. E não digo isso de forma depreciativa, e sim porque este território, patrimônio da humanidade, foi onde ela nasceu, viveu e vive até hoje. Onde passou por maus e bons momentos, onde se entrega de corpo e alma para a defesa, tanto do território, quanto de sua gente.
Uma lástima ver Marina Silva sair do PT e ser mais observada pela mídia internacional pelo PV. O PT perdeu um de seus maiores quadros políticos, forjado nos movimentos sociais e nos braços do povo. Como o próprio Presidente Lula também foi.
Que Marina siga seu caminho, continue sua trajetória lutando pelos menos favorecidos, para que estes tenham uma vida mais digna. E lutando pela Amazônia, que é da humanidade, mas, um dever nosso de protegê-la.
Segue matéria colhida no Yahoo! Notícias:
-------------------------------------------------
A entrada da senadora e ex-ministra Marina Silva (AC) na corrida sucessória de 2010 como possível candidata à Presidência pelo PV foi destaque no jornal norte-americano "The New York Times" deste fim de semana. Em uma reportagem intitulada "Uma criança da Amazônia que mexeu com a política de um país", o diário traça o perfil da parlamentar do Acre e diz que a sua pré-candidatura "abala" o atual cenário eleitoral brasileiro.
Publicado no sábado, o texto conta a história "de uma mulher humilde que superou a pobreza extrema e a doença para se tornar uma das maiores forças da política brasileira". Sustenta que a sua mudança de partido e a eventual candidatura representam "uma inspiração para o povo brasileiro" em sua busca por um presidente para substituir Luiz Inácio Lula da Silva.
O New York Times aponta a candidatura de Marina como de oposição ao nome escolhido por Lula para a sucessão, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ontem, a senadora acreana se filiou ao PV. Foi o primeiro passo para o lançamento de sua candidatura à Presidência, prevista para o início do ano que vem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
0 comentários :
Postar um comentário